Mudança de endereço eletrônico CIEVS RIO

Estamos mudando o endereço eletrônico do nosso blog CIEVS Rio

Mudança de endereço eletrônico CIEVS RIO

Estamos mudando o endereço eletrônico do nosso blog CIEVS Rio

Mudança de endereço eletrônico CIEVS RIO

Estamos mudando o endereço eletrônico do nosso blog CIEVS Rio

Mudança de endereço eletrônico CIEVS RIO

Estamos mudando o endereço eletrônico do nosso blog CIEVS Rio

Equipe CIEVS Rio

A Equipe multiprofissional da CIEVS Rio é dedicada em atuar na detecção, resposta oportuna e monitoramento das possíveis emergências de saúde pública.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Mudança de endereço eletrônico (URL)

Atenção!
Mudamos nosso endereço de acesso!
Aguardamos sua visita por lá.
Equipe CIEVS RIO

http://cievsrio.wordpress.com/

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sarampo. Fique alerta!


O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível e altamente contagiosa e de distribuição universal. Os sintomas mais frequentes são febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas pelo corpo (exantemas). O período médio de incubação é de 10 dias, variando de 7 a 18 dias. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar e se dá desde 4 a 6 dias antes do aparecimento do exantema e até 4 dias após.
O vírus do sarampo circula atualmente em países da Europa, África e Ásia, e encontra-se em processo de eliminação nas Américas.
No Rio de Janeiro, a dengue é uma doença muito comum e também apresenta febre e exantemas o que pode dificultar a percepção médica para prováveis diagnósticos de sarampo e casos desta doença podem passar despercebidos, adquirindo maior proporção e força de transmissão.
A vacinação é a principal medida de controle para o sarampo. No Brasil, a vacina tríplice viral (contra o sarampo, a caxumba e a rubéola) encontra-se disponível nas unidades básicas de saúde dos municípios e é atividade realizada de forma contínua em todo o território nacional. A vacinação deve ser garantida em todas as crianças aos 12 meses e, ainda, reforço no período de 4 a 6 anos de idade para corrigir possível falha vacinal primária e vacinar aqueles que porventura não tenham sido vacinados anteriormente. Conforme consta no calendário nacional de vacinação, a vacina tríplice viral ainda está disponível para todos os adolescentes menores de 20 anos (duas doses) e para adultos de até 39 anos (uma dose).
Assim, ao considerar o processo de eliminação da doença no Brasil, o potencial turístico da nossa cidade e a importância como sede de futuros eventos de massa (V Jogos Mundiais Militares, Rock in Rio, Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas), alertamos para as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para controle da doença.
Aos viajantes é recomendado que estejam com a vacinação em dia contra rubéola e sarampo e/ou ter a garantia de imunidade (comprovante da vacina e/ou confirmação laboratorial de imunidade). Para as crianças viajantes é importante frizar que a vacinação não é indicada antes dos 6 meses. Se realizada entre 6 e 11 meses, a revacinação aos 12 meses é indicada para garantir a eficácia.
Saiba mais em:
Nota técnica do Ministério da Saúde_Comunicação aos viajantes_Sarampo
Recomendações da OPAS aos viajantes para preservação das Américas sem sarampo e rubéola
Caderno de Sarampo do Guia de Vigilância Epidemiológica.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Encontro Regional Sudeste - 10ª Edição Congresso Rede Unida

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da cidade do Rio de Janeiro convida para o Encontro Regional Sudeste, que acontecerá nos dias 26 e 27 de maio de 2011, na cidade. Com a temática “Trabalho em Saúde”, o encontro visa mobilizar profissionais da saúde, gestores, educadores, acadêmicos, alunos e representantes de movimentos sociais para a 10ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida, com data prevista para maio de 2012. Não deixe de participar!
Faça sua inscrição a partir do dia 25 de abril, no endereço http://www.redeunida.org.br/ (vagas limitadas)
Local: Centro de Convenções SulAmérica
Av. Paulo de Frontin com Av. Presidente Vargas, Cidade Nova, RJ

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Campanha Nacional de Vacinação contra gripe

Começa hoje a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que se estenderá até 13 de maio. A oferta será para os trabalhadores de saúde, crianças entre 6 meses e 2 anos, gestantes, povos indígenas além dos idosos a partir dos 60 anos. Segundo a Presidente Dilma Rousseff quase 30 milhões de pessoas fazem parte deste grupo. “Queremos proteger todo mundo. Para isso, estamos distribuindo 33 milhões de doses da vacina, e não vamos medir esforços para que elas cheguem a cada canto do nosso país”, afirmou Dilma.
A gripe é uma doença transmissível e deve ser evitada, já que deixa a defesa do nosso corpo mais fraca e, por isso, pode causar complicações e favorecer outras doenças. De acordo com a presidente, a campanha existe há 13 anos e desde que ela começou o governo conseguiu reduzir em 60% as internações por pneumonia, principalmente entre as pessoas com mais de 60 anos.
Se você pertence a esse grupo, procure o posto de saúde mais próximo e vacine-se!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

TOXOPLASMOSE

A toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita causada por um protozoário, o toxoplasma gondii. Os hospedeiros definitivos do T. gondii são os gatos e outros felídeos e os intermediários são o homem e outros mamíferos não-felídeos e as aves.
Não se transmite diretamente de uma pessoa a outra (exceto transplacentária). A transmissão se dá por 3 vias: ingestão de oocistos provenientes do solo, areia, latas de lixo contaminado com fezes de gatos infectados; ingestão de carne crua e mal cozida infectada com cistos; infecção transplacentária, ocorrendo em 40% dos fetos de mães que adquiriram a infecção durante a gravidez.
A prevenção se dá por cuidados básicos de higiene e alimentação: não ingerir carnes cruas ou mal cozidas; garantir a assepsia adequada de frutas e verduras; evitar contato com gatos e/ou higienizar, com cuidado, todos os dias a “caixa de areia” dos gatos (principalmente os filhotes, os que eliminam os ovos dos protozoários) e, sempre, lavar bem as mãos após manipular alimentos crus e utensílios de higiene dos gatos.
Apesar de não ser uma doença de notificação, possui grande importância para saúde pública devido sua prevalência, apresentação em pacientes com aids e gravidade em casos congênitos. Estima-se que de 70 a 95% da população mundial estão infectados.
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) produziu um vídeo interessante e elucidativo sobre esta doença, que merece todo nosso cuidado. Assista: http://www.youtube.com/watch?v=QqHqAJPKb9w&feature=share
Fonte: Ministério da Saúde. Doenças Infecciosas e parasitárias: Guia de Bolso. 8ª edição revisada. Brasilia, 2010

quarta-feira, 6 de abril de 2011

SVS financia curso de capacitação em Doenças e Agravos Não Transmissíveis

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) oferece novamente oportunidade de aprimoramento aos profissionais de saúde que atuam na área de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT): um curso de capacitação à distância, com carga horária de 105 horas, que será realizado entre 6 de junho a 30 de setembro e que será ministrado pelas universidades Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Essas instituições integram a rede de Centros Colaboradores em Epidemiologia do Ministério da Saúde/Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) em DANT.
O objetivo do curso é capacitar técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS) para a gestão das DANT em seus respectivos territórios. Portanto, é direcionado a profissionais que atuam em Vigilância em Saúde no Ministério da Saúde, estados e municípios.
O processo de seleção ocorrerá em duas etapas. Uma delas é a pré-seleção, que começou dia 10 de março e se estenderá até 30 de abril: avaliação dos documentos dos candidatos: documentos de identidade e CPF, preencher a ficha de inscrição, declaração de disponibilidade e habilidades, indicação institucional e o currículo resumido e encaminhar, escaneados, para saudepublica@ufrgs.br. A segunda etapa será a realização da inscrição on-line pelos alunos selecionados, entre 16 e 26 de maio de 2011.
Para saber mais detalhes, basta acessar o edital disponível no site http://paginas.ufrgs.br/dant.
Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=36690

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Participação e premiação dos técnicos CIEVS-Rio no 5º Encontro Científico do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EPISUS)

Aconteceu semana passada o 5º Encontro Científico do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EPISUS) promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS), onde foi realizada a cerimônia de encerramento da 8ª turma do EPISUS.
O encontro contou com a participação de treinandos e egressos do EPISUS, inclusive profissionais da nossa equipe, além de profissionais do MS, de Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e professores de renomadas instituições de ensino superior e a participação de treinandos dos programas da Argentina (PRESEC), Colômbia (SEA), Moçambique (M-FELTP).
Especial congratulação para o nosso técnico Jean Barrado que teve seu trabalho selecionado e premiado como o melhor apresentado. Parabéns Jean! Estamos orgulhosos!
Trabalhos apresentados pela nossa equipe:
·         Apresentação Painel Egressos do EPISUS: Implantação do CIEVS no município do Rio de Janeiro: dois anos de experiência, avanços e desafios. Por Márcio Henrique de Oliveira Garcia (5ª turma EPISUS e coordenador da CIEVS-Rio). Análise de sobrevivência como instrumento para avaliação do risco acumulado para leptospirose no Rio de Janeiro, 2000 a 2010. Por Jean Carlos dos Santos Barrado (6ª turma EPISUS e técnico da CIEVS-Rio);
·         Mesa de Trabalhos de longo prazo (8ª turma 2009-2011): Impacto da vacinação de mulheres em idade fértil na prevenção da síndrome da rubéola congênita no Brasil, 2007 a 2009. Por Carolina Monteiro da Costa (8ª turma EPISUS e técnica da CIEVS-Rio);.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Caminhada de mobilização da população contra a dengue na cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) promove neste sábado, dia 02 de abril, a partir das 8h30, Caminhada contra a Dengue pela Cidade do Rio. O objetivo é mobilizar a população e instituições para a atenção rotineira a possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Os participantes se reunirão na unidade de saúde de onde sairão em pequenos grupos para vistoriar ruas, imóveis e estabelecimentos de cada região acompanhados e orientados por agentes de saúde.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde na Região Leste do Estado do Rio de Janeiro


Estão abertas até o dia 1° de abril as inscrições para o Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde na Região Leste do Estado do Rio de Janeiro, da ENSP/Fiocruz. Estão sendo oferecidas 25 vagas e o objetivo é formar um quadro técnico altamente qualificado e com condições bastante favoráveis à produção de novos conhecimentos e inovações na área da Vigilância em Saúde nessa região. Serão priorizados candidatos que possuam vínculos de trabalho com instituições atuantes na região Leste do RJ, nas áreas da saúde, ambiente, educação, planejamento, gestão, segurança pública e desenvolvimento regional e local.

terça-feira, 29 de março de 2011

Central de Teleatendimento Rio

Com a inauguração da Central de Atendimento ao Cidadão, a cidade do Rio de Janeiro vai viver um novo tempo na prestação de serviços da prefeitura.
Agora, todas as sugestões e solicitações de serviços vão ficar concentradas num único número, facilitando de imediato a vida de quem busca atendimento nos mais diversos órgãos municipais. Todo o sistema de gerenciamento foi estruturado para garantir a execução dos serviços com prazos máximos pré-estabelecidos.
Cada pedido vai gerar um número de protocolo, para que o cidadão possa acompanhar e receber informações sobre sua solicitação. O contato com a Central de Atendimento poderá ser feito de qualquer telefone e através da internet.
É a prefeitura do Rio cada vez mais conectada ao cidadão carioca.
1746: você fala e a prefeitura responde!
Fonte: http://www.1746.rio.gov.br/, acesso em 29-3-2011

segunda-feira, 28 de março de 2011

5º Encontro Científico do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EPISUS).

Está chegando o 5º Encontro Científico do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EPISUS). Este encontro é promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde e ocorrerá em Brasília, entre 30 de março e 1º de abril. O objetivo deste evento é divulgar as experiências e os desafios enfrentados pelos treinandos e egressos do EPISUS durante os dois anos de curso ou em seus locais de trabalho, após a conclusão do treinamento. A CIEVS Rio participará com a apresentação oral do trabalho “Implantação da CIEVS do município do Rio de Janeiro: 2 anos de experiência, avanços e desafios”.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Comitê Permanente de Emergências e Eventos de Massa

Foi publicada recentemente a resolução que institui o Comitê Permanente de Emergências e Eventos de Massa no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (Resolução SMSDC nº 1710, de 18/02/2011), composto por representantes de todas as subsecretarias da SMSDC e pela assessoria de comunicação.
Compete a este Comitê desenvolver atividades de preparação e resposta do setor Saúde, antes, durante e após a ocorrência dos eventos de massa e atuar no manejo de crises agudas (emergências de saúde pública), sendo um elemento facilitador das ações de monitoramento e resposta aos eventos de saúde pública ocorridos na cidade.
Consideram-se eventos de massa, aquelas atividades coletivas que por motivo esportivo, religioso, lúdico ou laboral, entre outras motivações, movimentem e/ou atraiam um elevado contingente de pessoas vindas de todas as partes do país e/ou do mundo.

Para conhecer a Resolução na íntegra, acesse:

sexta-feira, 4 de março de 2011

“Sem camisinha não dá!” Carnaval 2011

Divirta-se nesse carnaval, mas cuide-se!
“Sem camisinha não dá!” Leve o seu preservativo no bolso e esteja preparado(a) e protegido(a) para as surpresas das festas.
E, caso sua proteção não tenha sido adequada, faça o teste HIV (http://www.aids.gov.br/tipo_endereco/centro-de-testagem-e-aconselhamento)*.
Saiba mais sobre essa campanha do Ministério da Saúde e conheça os materiais da campanha publicitária em


*Centro de testagem e aconselhamento
CTA - Madureira / Unidade Integrada de Saúde Herculano Pinheiro 
Av Ministro Edgar Romero, 276 B – Madureira - Rio de Janeiro 
*Centro de diagnóstico para HIV:
LACEN/RJ - Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro Noel Nutels 
Rua do Resende, 118 – Bairro de Fatima - Rio de Janeiro 

Ministério da Saúde incentiva doações de sangue no período do Carnaval

Nesta época de Carnaval, assim como no período de férias, os hemocentros brasileiros têm uma baixa significativa no estoque de sangue, em torno de 20% a 30%. Para manter os estoques abastecidos e garantir a assistência à população, os hemocentros de todo o país funcionarão em horário comercial amanhã, sexta-feira (4), na segunda-feira (7) e retomam as suas atividades normais a partir do meio dia de quarta-feira (9). Após a doação, o voluntário recebe um lanche e as instruções que deve seguir após o procedimento.
Como é vedada a comercialização de sangue (Lei 10.205, de 23 de março de 2001), é necessário que haja cada vez mais doadores compromissados e solidários para manter os estoques nos hemocentros dentro do padrão desejado. Hoje, o país conta com 1,8% de doadores. De acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é preciso de 1,5% a 3% da população doe regularmente. Anualmente, são realizas duas campanhas nacionais. A primeira acontece em junho, quando se comemora o Dia Internacional do Doador de Sangue. A segunda, em 25 de novembro, quando é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. 
O que é necessário para doar sangue: 
- O voluntário deve procurar o hemocentro mais próximo e responder - com veracidade – o questionário de avaliação; 
- O doador deve sentir-se bem; 
- Ter entre 18 e 65 anos de idade;
- Ter peso acima de 50 quilos
- Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; 
Recomendações para quem deseja doar:
- Não doe em jejum;
- Faça repouso de no mínimo 6 horas na noite anterior à doação; 
- Evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação;
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
- Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. 

Não podem ser doadores: pessoas com diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de chagas); mulheres grávidas ou amamentando; usuários de drogas e as pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual – sem uso de preservativo – não podem doar sangue. 

Saiba mais em:

quarta-feira, 2 de março de 2011

Especial Carnaval: divirta-se, mas não se esqueça da saúde!

Os excessos de bebida, alimentos gordurosos e maratonas de festas podem exigir demais do organismo. O Ministério da Saúde publicou em seu site (www.saude.gov.br/) algumas matérias especiais sobre cuidados com a saúde durante o carnaval.

 
Hidratação: água é a melhor opção para combater exageros nos dias de folia
Antes, durante e depois das festas, o cuidado não pode parar!
1. Hidrate-se com antecedência! Hidrate-se a todo o momento! Hidrate-se no repouso! Beba bastante água, água de coco e sucos naturais para repor líquidos e eletrólitos. O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação e nunca com o estômago vazio. Intercale a água com as bebidas alcoólicas. Assim como os refrigerantes, o álcool desidrata facilmente.
2. Alimente-se bem! Dê preferência a alimentos ricos em carboidratos (pão, macarrão, batata, frutas) para que tenha bastante energia na hora da festa, não se esquecendo de consumir as verduras e os legumes. Durante as festas, prefira as comidas mais leves. Para facilitar, a dica é sempre levar consigo barrinhas de cereais e beber constantemente sucos de frutas. Evite frituras e alimentos ricos em gorduras; Prefira carnes magras como filé de frango, de peixe ou peito de peru.
3. Antes das festas prepare o seu corpo praticando atividade física, principalmente aeróbica, para aumentar a resistência física e aguentar o ritmo até o final da festa. Mas durante as festas... descanse e relaxe para recarregar as energias para os outros dias de festa. Repousar é essencial.
http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=12264



Prepare o seu coração para o Carnaval!

Não perca a oportunidade de estar informado e prevenido!
Saiba mais!!! Acesse a matéria na íntegra:
Verifique se a saúde está no ritmo da folia!
1. Hipertensos, diabéticos e pessoas com doença valvar ou nas coronárias podem brincar o Carnaval! Mas antes... esteja com os exames clínicos, eletrocardiograma, teste ergométrico e exames de sangue em dia e consulte o cardiologista. Garanta que os dias de folia não trarão surpresas.
2. Aqueles que vão sair atrás de bloco ou desfilar em escola de samba devem checar o preparo físico. De 15 a 20 dias antes do Carnaval são recomendados exercícios durante 40 minutos, cinco vezes por semana (caminhadas intercaladas com pequenas corridas, hidroginástica, esteira ou bicicleta ergométrica, que vão auxiliar na melhora do condicionamento físico, como sugere Marco Antônio de Mattos).
3. Beba bastante água! Muito suor e bebida alcoólica exigem uma reposição de líquidos adequada: água, isotônicos, água de coco e sucos.
4. Se alimente bem! Prefira as preparações leves e saudáveis!  O consumo de gorduras aumenta o colesterol, que é um dos fatores de risco para o infarto.
5. Lembre-se! Este não é o momento para fazer dietas milagrosas para chegar mais magro no carnaval. O organismo fica fraco, o que pode ocasionar uma hipoglicemia (perda de açúcar no sangue), comprometendo as atividades que exigem esforço.
6. O hipertenso deve reduzir o sal e consumir frutas que tenham potássio, como banana, laranja, melão, caju e frutas secas. É importante verificar sempre a pressão e mantê-la sob controle.
7. Carnaval é momento de descontração. As caminhadas diárias que ajudam no condicionamento físico também são alternativas para aliviar a tensão. Antes, durante ou depois do Carnaval é preciso evitar o estresse.

Não perca a oportunidade de estar informado e prevenido!
Saiba mais!!! Acesse a matéria na íntegra:

terça-feira, 1 de março de 2011

Eventos de massa: é preciso estar alerta e vigilante!


Eventos de massa são atividades coletivas que por motivo esportivo, religioso, lúdico ou laboral, entre outras motivações, movimentem e/ou atraiam um elevado contingente de pessoas vindas de todas as partes do país e do mundo (Fonte: Draft Mass Gathering Training Modules: health and security interface. Global alert and response. World Health Organization, 2010).
Nesses eventos, devido o grande número de pessoas e o intenso trânsito nacional e internacional, há um potencial aumento do risco de disseminação de doenças, na sua maioria de natureza infecciosa. Além disso, não pode ser descartada a possibilidade de introdução ou re-introdução de doenças em nosso país. Desastres e atentados de bioterrorismo são sempre importantes preocupações também.
 Por esses e outros motivos, se faz necessário o fortalecimento das ações de saúde (Promoção, Assistência, Laboratório, Vigilância, etc.) e o desenvolvimento de ações específicas para o fortalecimento das atividades de detecção, monitoramento e resposta frente a ocorrência de potenciais emergências de saúde pública.
A cidade do Rio de Janeiro, além do potencial turístico mundialmente reconhecido, vem ganhando destaque no cenário nacional e internacional por sediar grandes eventos. Eventos que ocorrem anualmente, como por exemplo, o réveillon, carnaval, festas religiosas, congressos, feiras, shows e eventos esportivos. E outros eventos que merecem destaque especial pela sua magnitude, importância internacional e que não ocorrem de forma recorrente, como por exemplo, a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos.


Conheça a lista dos eventos, já programados:

2011: Jogos Mundiais Militares e Rock in Rio
2012:
RIO+20
2013: Copa das Confederações
2014: Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014
2015: Copa América de Futebol
2016: Jogos Olímpicos RIO 2016

                                Por Márcio Garcia (Coord. CIEVS)


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Implementação da Sala de Situação de Dengue nas APs

Nos últimos dias 22 e 23 de fevereiro foi realizado o treinamento, elaborado coletivamente pela SVS, para implementação de Sala de Situação de Dengue regionalizadas, como estratégia de análise dos dados assistenciais, vigilância em saúde e controle vetorial. Foram treinados 22 técnicos das 10 Áreas Programáticas de Saúde da nossa cidade.


Conheça um pouco mais...
SALA DE SITUAÇÃO DE DENGUE
A criação do espaço da Sala de Situação de Dengue (SSD) é uma ação estratégica do Plano de Contingência da Dengue Municipal. Sendo a SSD uma ferramenta para o planejamento das ações de prevenção, controle e assistência dos casos de dengue por meio da coleta de dados sobre a doença e da elaboração de indicadores.
O objetivo da SSD é receber, consolidar e analisar as informações epidemiológicas, entomológicas, assistenciais e de promoção em saúde para direcionar as ações de controle da dengue na cidade. As informações e dados são trabalhados para possibilitar uma resposta ágil e coordenada para enfrentamento da dengue.
São realizadas reuniões semanais com técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (Coordenação de Vigilância Epidemiológica, Coordenação de Análise de Situação de Saúde, Coordenação de Vigilância Ambiental, Assessoria de Informações Geográficas e Coordenação de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), Superintendência de Atenção Primária, Superintendência de Promoção em Saúde e Subsecretaria de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência. 

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Clipping Cievs no portal OTICS

As notícias de importância para a saúde pública - Clipping Cievs - estão sendo disponibilizadas desde 06/02/2011 no portal OTICS. Para visualizar seu conteúdo basta acessar:

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

AGENDA

Nesse espaço, pretendemos divulgar alguns eventos importantes e de nosso interesse profissional.
Esteja sempre conectado(a) e atualize-se!

Para 2º semestre de 2011:
1. ABAV - Feira das Américas - Rio de Janeiro (3ª semana de outubro, a confirmar).
1. ABAV - Feira das Américas - Rio de Janeiro (3ª semana de outubro, a confirmar).
2. XI EXPOEPI - Brasília (1ª quinzena de novembro, a confirmar).
3. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia - São Paulo (3ª semana de novembro, a confirmar).

Rede Social

Favorites