segunda-feira, 11 de abril de 2011

TOXOPLASMOSE

A toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita causada por um protozoário, o toxoplasma gondii. Os hospedeiros definitivos do T. gondii são os gatos e outros felídeos e os intermediários são o homem e outros mamíferos não-felídeos e as aves.
Não se transmite diretamente de uma pessoa a outra (exceto transplacentária). A transmissão se dá por 3 vias: ingestão de oocistos provenientes do solo, areia, latas de lixo contaminado com fezes de gatos infectados; ingestão de carne crua e mal cozida infectada com cistos; infecção transplacentária, ocorrendo em 40% dos fetos de mães que adquiriram a infecção durante a gravidez.
A prevenção se dá por cuidados básicos de higiene e alimentação: não ingerir carnes cruas ou mal cozidas; garantir a assepsia adequada de frutas e verduras; evitar contato com gatos e/ou higienizar, com cuidado, todos os dias a “caixa de areia” dos gatos (principalmente os filhotes, os que eliminam os ovos dos protozoários) e, sempre, lavar bem as mãos após manipular alimentos crus e utensílios de higiene dos gatos.
Apesar de não ser uma doença de notificação, possui grande importância para saúde pública devido sua prevalência, apresentação em pacientes com aids e gravidade em casos congênitos. Estima-se que de 70 a 95% da população mundial estão infectados.
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) produziu um vídeo interessante e elucidativo sobre esta doença, que merece todo nosso cuidado. Assista: http://www.youtube.com/watch?v=QqHqAJPKb9w&feature=share
Fonte: Ministério da Saúde. Doenças Infecciosas e parasitárias: Guia de Bolso. 8ª edição revisada. Brasilia, 2010

0 comentários:

Postar um comentário

Rede Social

Favorites