Mudança de endereço eletrônico CIEVS RIO

Estamos mudando o endereço eletrônico do nosso blog CIEVS Rio

Mudança de endereço eletrônico CIEVS RIO

Estamos mudando o endereço eletrônico do nosso blog CIEVS Rio

Mudança de endereço eletrônico CIEVS RIO

Estamos mudando o endereço eletrônico do nosso blog CIEVS Rio

Mudança de endereço eletrônico CIEVS RIO

Estamos mudando o endereço eletrônico do nosso blog CIEVS Rio

Equipe CIEVS Rio

A Equipe multiprofissional da CIEVS Rio é dedicada em atuar na detecção, resposta oportuna e monitoramento das possíveis emergências de saúde pública.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Campanha Nacional de Vacinação contra gripe

Começa hoje a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que se estenderá até 13 de maio. A oferta será para os trabalhadores de saúde, crianças entre 6 meses e 2 anos, gestantes, povos indígenas além dos idosos a partir dos 60 anos. Segundo a Presidente Dilma Rousseff quase 30 milhões de pessoas fazem parte deste grupo. “Queremos proteger todo mundo. Para isso, estamos distribuindo 33 milhões de doses da vacina, e não vamos medir esforços para que elas cheguem a cada canto do nosso país”, afirmou Dilma.
A gripe é uma doença transmissível e deve ser evitada, já que deixa a defesa do nosso corpo mais fraca e, por isso, pode causar complicações e favorecer outras doenças. De acordo com a presidente, a campanha existe há 13 anos e desde que ela começou o governo conseguiu reduzir em 60% as internações por pneumonia, principalmente entre as pessoas com mais de 60 anos.
Se você pertence a esse grupo, procure o posto de saúde mais próximo e vacine-se!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

TOXOPLASMOSE

A toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita causada por um protozoário, o toxoplasma gondii. Os hospedeiros definitivos do T. gondii são os gatos e outros felídeos e os intermediários são o homem e outros mamíferos não-felídeos e as aves.
Não se transmite diretamente de uma pessoa a outra (exceto transplacentária). A transmissão se dá por 3 vias: ingestão de oocistos provenientes do solo, areia, latas de lixo contaminado com fezes de gatos infectados; ingestão de carne crua e mal cozida infectada com cistos; infecção transplacentária, ocorrendo em 40% dos fetos de mães que adquiriram a infecção durante a gravidez.
A prevenção se dá por cuidados básicos de higiene e alimentação: não ingerir carnes cruas ou mal cozidas; garantir a assepsia adequada de frutas e verduras; evitar contato com gatos e/ou higienizar, com cuidado, todos os dias a “caixa de areia” dos gatos (principalmente os filhotes, os que eliminam os ovos dos protozoários) e, sempre, lavar bem as mãos após manipular alimentos crus e utensílios de higiene dos gatos.
Apesar de não ser uma doença de notificação, possui grande importância para saúde pública devido sua prevalência, apresentação em pacientes com aids e gravidade em casos congênitos. Estima-se que de 70 a 95% da população mundial estão infectados.
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) produziu um vídeo interessante e elucidativo sobre esta doença, que merece todo nosso cuidado. Assista: http://www.youtube.com/watch?v=QqHqAJPKb9w&feature=share
Fonte: Ministério da Saúde. Doenças Infecciosas e parasitárias: Guia de Bolso. 8ª edição revisada. Brasilia, 2010

quarta-feira, 6 de abril de 2011

SVS financia curso de capacitação em Doenças e Agravos Não Transmissíveis

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) oferece novamente oportunidade de aprimoramento aos profissionais de saúde que atuam na área de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT): um curso de capacitação à distância, com carga horária de 105 horas, que será realizado entre 6 de junho a 30 de setembro e que será ministrado pelas universidades Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Essas instituições integram a rede de Centros Colaboradores em Epidemiologia do Ministério da Saúde/Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) em DANT.
O objetivo do curso é capacitar técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS) para a gestão das DANT em seus respectivos territórios. Portanto, é direcionado a profissionais que atuam em Vigilância em Saúde no Ministério da Saúde, estados e municípios.
O processo de seleção ocorrerá em duas etapas. Uma delas é a pré-seleção, que começou dia 10 de março e se estenderá até 30 de abril: avaliação dos documentos dos candidatos: documentos de identidade e CPF, preencher a ficha de inscrição, declaração de disponibilidade e habilidades, indicação institucional e o currículo resumido e encaminhar, escaneados, para saudepublica@ufrgs.br. A segunda etapa será a realização da inscrição on-line pelos alunos selecionados, entre 16 e 26 de maio de 2011.
Para saber mais detalhes, basta acessar o edital disponível no site http://paginas.ufrgs.br/dant.
Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=36690

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Participação e premiação dos técnicos CIEVS-Rio no 5º Encontro Científico do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EPISUS)

Aconteceu semana passada o 5º Encontro Científico do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EPISUS) promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS), onde foi realizada a cerimônia de encerramento da 8ª turma do EPISUS.
O encontro contou com a participação de treinandos e egressos do EPISUS, inclusive profissionais da nossa equipe, além de profissionais do MS, de Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e professores de renomadas instituições de ensino superior e a participação de treinandos dos programas da Argentina (PRESEC), Colômbia (SEA), Moçambique (M-FELTP).
Especial congratulação para o nosso técnico Jean Barrado que teve seu trabalho selecionado e premiado como o melhor apresentado. Parabéns Jean! Estamos orgulhosos!
Trabalhos apresentados pela nossa equipe:
·         Apresentação Painel Egressos do EPISUS: Implantação do CIEVS no município do Rio de Janeiro: dois anos de experiência, avanços e desafios. Por Márcio Henrique de Oliveira Garcia (5ª turma EPISUS e coordenador da CIEVS-Rio). Análise de sobrevivência como instrumento para avaliação do risco acumulado para leptospirose no Rio de Janeiro, 2000 a 2010. Por Jean Carlos dos Santos Barrado (6ª turma EPISUS e técnico da CIEVS-Rio);
·         Mesa de Trabalhos de longo prazo (8ª turma 2009-2011): Impacto da vacinação de mulheres em idade fértil na prevenção da síndrome da rubéola congênita no Brasil, 2007 a 2009. Por Carolina Monteiro da Costa (8ª turma EPISUS e técnica da CIEVS-Rio);.

Rede Social

Favorites